top of page
CEASM_site-02.png

Invencíveis: últimos dias de exibição no Youtube

Por Carolina Vaz

Foi um grande sucesso a estreia da peça-filme Invencíveis, do grupo Entre Lugares Maré, no último final de semana. Pela primeira vez em 10 anos, o grupo teatral sediado no Museu da Maré realiza, como finalização de uma das edições do projeto, uma peça teatral gravada, para ser exibida virtualmente e não em apresentação presencial. A estreia foi no último sábado (27) no canal de Youtube do grupo. A segunda exibição aconteceu no dia seguinte (28) e as duas próximas, que serão as últimas chances de assistir, serão nos dias 04 e 05 de dezembro (sábado e domingo), no mesmo canal, sempre às 19h.


A montagem da peça-filme Invencíveis foi realizada presencialmente, respeitando todos os protocolos de segurança no combate ao Covid-19, onde todo mundo da equipe e elenco foi testado semanalmente, além de todos terem se vacinado, cumprindo todos os protocolos de segurança, com higienização do espaço e distribuição de álcool. A obra inteira foi gravada no espaço do Museu da Maré, majoritariamente na exposição de longa duração 12 Tempos da Maré, de modo que as diferentes partes da exposição dialogam com as cenas da peça. Uma história que se passa num tempo de 50 anos para a frente mas é gravada num museu, e com protagonistas pretas/os e faveladas/os, quebrando os estereótipos de obra futurista e repleta de tecnologia. O elenco é majoritariamente composto por pessoas que moram na Maré, assim como a equipe técnica.


Sinopse:

No ano de 2071, uma crise hídrica devastadora divide o país em duas classes sociais: os Abastecidos e os Desabastecidos. Neste cenário de guerra, um grupo revolucionário da favela da Maré, chamado As Lélias, luta para derrubar um governo totalitário, que explora abusivamente as periferias do país.


Elenco:

Bianca Barbosa, Camila Moura, Carolina Tavares, Christian Felipe, Diego Bennker, Edson Martins, Flávio Vidaurre, Jefferson Melo, Lenora Consales, Leona Kalí, Lucas Souza, Paula Mendonça, Priscilla Raibott, Rayssa Félix, Thiago Manzotti, Vanessa Greff e Yolanda de Souza.


Ficha Técnica:

Direção: Renata Tavares e Tiago Ribeiro

Dramaturgia: Pedro Emanuel (Escrita a partir do processo colaborativo com o grupo

Direção Musical: Renata Tavares e Zaratustra

Direção de Movimento: Gabriela Luiz

Figurino: Tiago Ribeiro

Direção de Arte: Flávio Vidaurre

Iluminação: João Gioia, Lucas da Silva e Raimundo Pedro

Designer Gráfico: Flávio Vidaurre

Câmera: José Bismarck

Edição: José Bismarck, Renata Tavares e Tiago Ribeiro

Sonorização: Zaratustra

Fotografia: Thiago dos Santos

Visagismo: Bárbara Assis

Costura: Ateliê das Meninas

Assistente de Direção: Jefferson Melo

Assistentes de Figurino: Lucas Souza e Yolanda de Souza

Assistentes de Produção: Bianca Barbosa, Camila Moura e Jefferson Melo

Direção de Produção: Vanessa Greff


O projeto Entre Lugares Maré é incentivado pela Lei de Incentivo Municipal da Cidade do Rio de Janeiro - Lei ISS e patrocinado pela Linha Amarela.

bottom of page