
o que fazemos

educação e pesquisa
Desde seu início, em 1997, o CEASM tem três principais pilares: educação, comunicação e memória. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de projetos foram realizados, e centenas de participantes passaram pela instituição.
No ano de 2006 foi inaugurado o Museu da Maré, que se tornou um segundo espaço do CEASM. Hoje, nossos principais projetos em atividade são o Curso Pré-Vestibular (CPV), Curso Preparatório para o Ensino Médio, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS), Museu da Maré e Jornal O Cidadão. Todos esses projetos hoje são viabilizados remotamente, uma vez que a instituição não está fazendo atendimento ao público. Saiba mais sobre cada projeto abaixo.

cultura e memória

comunicação

sustentabilidade ambiental
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
conheça nossos projetos


Curso Pré-Vestibular
(CPV-CEASM)
Contribui para que o acesso ao ensino superior seja garantido em condições de igualdade, como direito fundamental ampliando suas possibilidades educacionais, culturais e profissionais. Em 22 anos contribuiu para o acesso de mais de 1500 pessoas da Maré em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.


Curso Preparatório para
o Ensino Médio
Iniciativa que atinge cerca de 40 adolescentes locais anualmente. O projeto visa ampliar as possibilidades de permanência e continuidade da formação escolar pública de jovens moradores da Maré, estudantes do último ano do Ensino Fundamental, em Instituições de Ensino Médio Público com qualidade reconhecida.


NEPS
O NEPS se configura como um dos projetos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e tem como finalidade construir um permanente esforço na produção de conhecimento que valorize as periferias urbanas do país. Tem a finalidade de construir processos formativos, produzir conhecimento e intervir pedagogicamente na realidade.


Museu da Maré
Conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades faveladas da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais e econômicos. Recebe anualmente mais de 6.000 visitas. Conta com uma Bibliografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, dissertações e teses sobre favelas.


Jornal “O Cidadão”
Jornal comunitário produzido pelo CEASM desde 1999, com cerca de 70 edições produzidas. Teve distribuição gratuita pelas 16 favelas da Maré por 17 anos e hoje informa os assuntos importantes para a favela via site e redes sociais.


ECOA MARÉ
O Projeto “Ecoa Maré – Ações de Desenvolvimento Socioambiental” busca sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre temáticas socioambientais. Tem como eixos a Educação Socioambiental, Comunicação e Geração de Trabalho e Renda.


Biblioteca Popular Paulo Freire
Biblioteca instalada no Morro do Timbau, disponível para os estudantes da Maré em especial aos adolescentes e jovens que atuam nos projetos do preparatório para o ensino médio e o curso de pré vestibular comunitário. A biblioteca possui um acervo de quase 3.000 livros didáticos e literários.


Maré do Bem Viver: direitos, cuidado e cidadania
O projeto iniciado em meados de 2021 se caracteriza pelo acolhimento de 150 famílias da Maré, visando um suporte para apoio social e saúde física e mental. A equipe é composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Nutrição, além de agente territorial, que somam para a garantia de acesso aos direitos das famílias.
Contato via e-mail: maredobemviver@gmail.com
Publicações
2019
Conservação e Memória: O Conjunto de Fichas Cadastrais de Moradores do Centro de Habitação Provisória Nova Holanda do Museu da Maré
Thamires Ribeiro de Oliveira. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Conservação e Restauração. 2019.
2019
A Experiência de Jovens Estudantes do Pré-vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) – Rio de Janeiro: Trajetórias escolares, Segregação Urbana e Educação Decolonial
Humberto Salustriano da Silva. Tese apresentada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 2019.
2020
Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau
Diogo Silva do Nascimento. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2020.
2020
Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em Pré-vestibular Populares: um estudo de caso na Maré - Rio de Janeiro/RJ
Angela Cristina da Silva Santos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2021
Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular
Francisco Overlande Manço de Souza, Noélia Rodrigues Pereira Rego, Humberto Salustriano da Silva
Artigo publicado na revista Intellèctus, volume 20, nº 1.