
o que fazemos

educação e pesquisa
Desde seu início, em 1997, o CEASM tem três principais pilares: educação, comunicação e memória. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de projetos foram realizados, e centenas de participantes passaram pela instituição.
No ano de 2006 foi inaugurado o Museu da Maré, que se tornou um segundo espaço do CEASM. Hoje, nossos principais projetos em atividade são o Curso Pré-Vestibular (CPV), Curso Preparatório para o Ensino Médio, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS), Museu da Maré e Jornal O Cidadão. Todos esses projetos hoje são viabilizados remotamente, uma vez que a instituição não está fazendo atendimento ao público. Saiba mais sobre cada projeto abaixo.

cultura e memória

comunicação

sustentabilidade ambiental
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conheça nossos projetos


Curso Pré-Vestibular
(CPV-CEASM)
Contribui para que o acesso ao ensino superior seja garantido em condições de igualdade, como direito fundamental ampliando suas possibilidades educacionais, culturais e profissionais. Em 22 anos contribuiu para o acesso de mais de 1500 pessoas da Maré em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.


Curso Preparatório para
o Ensino Médio
Iniciativa que atinge cerca de 40 adolescentes locais anualmente. O projeto visa ampliar as possibilidades de permanência e continuidade da formação escolar pública de jovens moradores da Maré, estudantes do último ano do Ensino Fundamental, em Instituições de Ensino Médio Público com qualidade reconhecida.


NEPS
O NEPS se configura como um dos projetos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e tem como finalidade construir um permanente esforço na produção de conhecimento que valorize as periferias urbanas do país. Tem a finalidade de construir processos formativos, produzir conhecimento e intervir pedagogicamente na realidade.


Museu da Maré
Conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades faveladas da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais e econômicos. Recebe anualmente mais de 6.000 visitas. Conta com uma Bibliografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, dissertações e teses sobre favelas.


Jornal “O Cidadão”
Jornal comunitário produzido pelo CEASM desde 1999, com cerca de 70 edições produzidas. Teve distribuição gratuita pelas 17 favelas da Maré por 17 anos e hoje informa os assuntos importantes para a favela via site e redes sociais.


ECOREDE
Projeto que visa ampliar um debate e conscientização que causem uma intervenção significativa no cotidiano dos moradores da Maré no que diz respeito à educação socioambiental. As ações do projeto se desenvolvem nas escolas públicas da Maré, atendendo entre 2.500 e 3.000 alunos por ano, com o apoio de uma brinquedoteca socioambiental itinerante.


Biblioteca Popular Paulo Freire
Biblioteca instalada no Morro do Timbau, disponível para os estudantes da Maré em especial aos adolescentes e jovens que atuam nos projetos do preparatório para o ensino médio e o curso de pré vestibular comunitário. A biblioteca possui um acervo de quase 3.000 livros didáticos e literários.


Maré do Bem Viver: direitos, cuidado e cidadania
O projeto iniciado em meados de 2021 se caracteriza pelo acolhimento de 150 famílias da Maré, visando um suporte para apoio social e saúde física e mental. A equipe é composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Nutrição, além de agente territorial, que somam para a garantia de acesso aos direitos das famílias.
Contato via e-mail: maredobemviver@gmail.com
Publicações
2009
Jornal “O Cidadão”: das ruas da Maré às ondas da blogosfera
Mylena Alayde de Castro Honorato, trabalho de conclusão de curso pela UFRJ em 2009.
2009
Por que é cidadão o jornalista cidadão? História das mídias e jornalismo cidadão de base comunitária na Maré
Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas, dissertação de mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009.
2010
O Cidadão e a Cultura
Renata da Silva Souza, publicado no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT) em 2010.
2010
O Centro de Ações Solidárias na Maré (CEASM) e a Nova Pedagogia da Hegemonia: tensões entre a militância e o ethos empresarial
Reginaldo Scheuermann Costa. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2010.
2010
A remoção (re)pautada na cidade do Rio de Janeiro: discursos, mídia e resistências, 2005 a 2010
Humberto Salustriano da Silva. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2010.
2011
O Cidadão: uma década de experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária
Renata da Silva Souza, dissertação de mestrado pela UFRJ em 2011.
2013
O Cidadão: da pedagogia do oprimido à leitura crítica
Renata da Silva Souza, publicado na IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em 2013.
2013
O Cidadão entre a comunicação comunitária e os direitos humanos
Renata da Silva Souza, publicado no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, em 2013.
2013
Tensões na construção de uma nova pedagogia da hegemonia para a favela: o caso da Ong CEASM
Reginaldo Costa, doutorando e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo, em 2013.
2014
Os lugares da infância em processos de comunicação comunitária: Jornal O Cidadão da Maré como experiência
Por Eunice Muruet Luna, dissertação de mestrado apresentada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014.
2014
Maré: A rua inspira a maresia do espírito comum
Renata da Silva Souza, apresentado no XII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigação da Comunicação (ALAIC), em 2014.
2016
Maré de Cidadania: uma experiência pedagógica com alunos de escola pública no Museu da Maré
Benilson Mario Iecker Sancho, dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense, 2016.
2019
A análise do vocacional sob um olhar afroperspectivista
Cássio Gomes Rodrigues dos Santos, trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
2019
Jornalismo comunitário: uma análise dos webjornais das favelas do Rio de Janeiro
Darcianne Gonçalves, Marisla Mendes e Luisa Guimarães. Artigo publicado no Intercom 2019.
2019
Os museus comunitários como performance: o arquivo e o repertório na construção de narrativas históricas
Luciana Mendes dos Santos, artigo apresentado no 30º Simpósio Nacional de História, 2019.
2019
A Experiência de Jovens Estudantes do Pré-vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) – Rio de Janeiro: Trajetórias escolares, Segregação Urbana e Educação Decolonial
Humberto Salustriano da Silva. Tese apresentada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 2019.
2019
Conservação e Memória: O Conjunto de Fichas Cadastrais de Moradores do Centro de Habitação Provisória Nova Holanda do Museu da Maré
Thamires Ribeiro de Oliveira. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Conservação e Restauração. 2019.
2020
Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau
Diogo Silva do Nascimento. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2020.
2020
Educação é um direito de todos? Os desafios da prática docente nas periferias em tempos de pandemia
Marcelo Ribeiro Salesi e Diogo Silva do Nascimento. Artigo relatando a experiência de dois professores da rede Estadual em tempos de pandemia. Revista Artes de Educar. 2020.
2020
CEASM: A ESCOLA COM PARTIDO
Lourenço Cezar da Silva. Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento no Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré – NEPS, da Maré, no Rio de Janeiro. Revista Artes de Educar. 2020
2020
Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em Pré-vestibular Populares: um estudo de caso na Maré - Rio de Janeiro/RJ
Angela Cristina da Silva Santos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2021
Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular
Francisco Overlande Manço de Souza, Noélia Rodrigues Pereira Rego, Humberto Salustriano da Silva
Artigo publicado na revista Intellèctus, volume 20, nº 1.