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o que fazemos

educação e pesquisa

Desde seu início, em 1997, o CEASM tem três principais pilares: educação, comunicação e memória. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de projetos foram realizados, e centenas de participantes passaram pela instituição.

No ano de 2006 foi inaugurado o Museu da Maré, que se tornou um segundo espaço do CEASM. Hoje, nossos principais projetos em atividade são o Curso Pré-Vestibular (CPV), Curso Preparatório para o Ensino Médio, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS), Museu da Maré e Jornal O Cidadão. Todos esses projetos hoje são viabilizados remotamente, uma vez que a instituição não está fazendo atendimento ao público. Saiba mais sobre cada projeto abaixo.

cultura e memória

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comunicação

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sustentabilidade ambiental

conheça nossos projetos

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Curso Pré-Vestibular

(CPV-CEASM)

Contribui para que o acesso ao ensino superior seja garantido em condições de igualdade, como direito fundamental ampliando suas possibilidades educacionais, culturais e profissionais. Em 22 anos contribuiu para o acesso de mais de 1500 pessoas da Maré em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

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Curso Preparatório para

o Ensino Médio

Iniciativa que atinge cerca de 40 adolescentes locais anualmente. O projeto visa ampliar as possibilidades de permanência e continuidade da formação escolar pública de jovens moradores da Maré, estudantes do último ano do Ensino Fundamental, em Instituições de Ensino Médio Público com qualidade reconhecida. 

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NEPS

O NEPS se configura como um dos projetos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e tem como finalidade construir um permanente esforço na produção de conhecimento que valorize as periferias urbanas do país. Tem a finalidade de construir processos formativos, produzir conhecimento e intervir pedagogicamente na realidade.

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Museu da Maré

Conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades faveladas da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais e econômicos. Recebe anualmente mais de 6.000 visitas. Conta com uma Bibliografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, dissertações e teses sobre favelas.

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Jornal “O Cidadão”

Jornal comunitário produzido pelo CEASM desde 1999, com cerca de 70 edições produzidas. Teve distribuição gratuita pelas 17 favelas da Maré por 17 anos e hoje informa os assuntos importantes para a favela via site e redes sociais.

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ECOREDE

Projeto que visa ampliar um debate e conscientização que causem uma intervenção significativa no cotidiano dos moradores da Maré no que diz respeito à educação socioambiental. As ações do projeto se desenvolvem nas escolas públicas da Maré, atendendo entre 2.500 e 3.000 alunos por ano, com o apoio de uma brinquedoteca socioambiental itinerante.

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Biblioteca Popular Paulo Freire

Biblioteca instalada no Morro do Timbau, disponível para os estudantes da Maré em especial aos adolescentes e jovens que atuam nos projetos do preparatório para o ensino médio e o curso de pré vestibular comunitário. A biblioteca possui um acervo de quase 3.000 livros didáticos e literários.

 

Publicações

2009

Por que é cidadão o jornalista cidadão? História das mídias e jornalismo cidadão de base comunitária na Maré

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas, dissertação de mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009.

2009

Jornal “O Cidadão”: das ruas da Maré às ondas da blogosfera

Mylena Alayde de Castro Honorato, trabalho de conclusão de curso pela UFRJ em 2009.

2010

O Cidadão e a Cultura

Renata da Silva Souza, publicado no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT) em 2010.

2010

O Centro de Ações Solidárias na Maré (CEASM) e a Nova Pedagogia da Hegemonia: tensões entre a militância e o ethos empresarial

Reginaldo Scheuermann Costa. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2010.

2010

A remoção (re)pautada na cidade do Rio de Janeiro: discursos, mídia e resistências, 2005 a 2010

Humberto Salustriano da Silva. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2010.

2011

O Cidadão: uma década de experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária

Renata da Silva Souza, dissertação de mestrado pela UFRJ em 2011.

2013

O Cidadão: da pedagogia do oprimido à leitura crítica

Renata da Silva Souza, publicado na IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em 2013.

2013

O Cidadão entre a comunicação comunitária e os direitos humanos

Renata da Silva Souza, publicado no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, em 2013.

2013

Tensões na construção de uma nova pedagogia da hegemonia para a favela: o caso da Ong CEASM

Reginaldo Costa, doutorando e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo, em 2013.

2014

Os lugares da infância em processos de comunicação comunitária: Jornal O Cidadão da Maré como experiência

Por Eunice Muruet Luna, dissertação de mestrado apresentada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014.

2014

Maré: A rua inspira a maresia do espírito comum

Renata da Silva Souza, apresentado no XII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigação da Comunicação (ALAIC), em 2014.

2016

Maré de Cidadania: uma experiência pedagógica com alunos de escola pública no Museu da Maré

Benilson Mario Iecker Sancho, dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense, 2016.

2019

A análise do vocacional sob um olhar afroperspectivista

Cássio Gomes Rodrigues dos Santos, trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

2019

Jornalismo comunitário: uma análise dos webjornais das favelas do Rio de Janeiro

Darcianne Gonçalves, Marisla Mendes e Luisa Guimarães. Artigo publicado no Intercom 2019.

2019

Os museus comunitários como performance: o arquivo e o repertório na construção de narrativas históricas

Luciana Mendes dos Santos, artigo apresentado no 30º Simpósio Nacional de História, 2019.

2019

A Experiência de Jovens Estudantes do Pré-vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) – Rio de Janeiro: Trajetórias escolares, Segregação Urbana e Educação Decolonial

Humberto Salustriano da Silva. Tese apresentada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 2019.

2020

Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau

Diogo Silva do Nascimento. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2020.

2020

Educação é um direito de todos? Os desafios da prática docente nas periferias em tempos de pandemia

Marcelo Ribeiro Salesi e Diogo Silva do Nascimento. Artigo relatando a experiência de dois professores da rede Estadual em tempos de pandemia. Revista Artes de Educar. 2020.

2020

CEASM: A ESCOLA COM PARTIDO

Lourenço Cezar da Silva. Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento no Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré – NEPS, da Maré, no Rio de Janeiro. Revista Artes de Educar. 2020

2021

Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular

Francisco Overlande Manço de Souza, Noélia Rodrigues Pereira Rego, Humberto Salustriano da Silva
Artigo publicado na revista Intellèctus, volume 20, nº 1.