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Curso Preparatório do CEASM comemora 25 anos

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    contatoekloos
  • há 17 minutos
  • 6 min de leitura

Texto e foto de capa por Christóvão Carvalho, publicado originalmente no Jornal O Cidadão


O Curso Preparatório do CEASM realizou, no último sábado (08), mais uma edição do Prep de Portas Abertas. Na instituição, alunos e educadores apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Em 2025, o projeto completou 25 anos de existência – data celebrada com felicitações especiais, um bolo de aniversário e a presença de ex-alunos.


25 anos de história

Com o período letivo se aproximando do fim, o Prep de Portas Abertas retorna para mais uma edição anual. A coincidência no calendário reflete o propósito do curso no CEASM: formar turmas do 5º e 9º anos.

Assim, no contra turno escolar, os jovens têm aulas regulares de disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Química, Biologia, Geografia e História, além de oficinas como Prática de Leitura e Robótica – dois destaques desta edição.

Enquanto os estudantes caminham para a aprovação escolar, também se preparam para concluir o Curso Preparatório. E devido a esse fluxo de renovação, todo primeiro bimestre, novos alunos chegam ao projeto. E o Preparatório de Portas Abertas (ou Prep de Portas Abertas) é a chance deles compartilharem todo o conhecimento adquirido com a comunidade.


Reencontros e homenagens

A edição de 2025 do Prep de Portas Abertas reuniu alunos, ex-alunos, familiares e educadores, e esteve aberto aos moradores em geral. Pelos corredores do CEASM, as salas de aula foram ocupadas por mesas de pebolim e hóquei de ar, por barraquinhas de pipoca e algodão-doce, e por exposições criadas pelos estudantes.

O coordenador do projeto, João Batista – também conhecido como JB – abriu o evento agradecendo todos que contribuem para que o Prep continue existindo. Em sua fala, ele celebrou os mais de 400 alunos que passaram pelas aulas e foram aprovados para escolas de excelência, como FAETEC, Pedro II e CEFET. “Celebrar acho que é fundamental, qualquer ganho e vitória (…). Tem um pessoal, aí, lá das antigas e hoje já está na faculdade, está formado, já trabalha conosco… tem professor nosso que já foi aluno e está hoje conosco, também, na equipe”, comentou.


JB reuniu professores para um momento de homenagens realizado por alunos. Foto: Christóvão Carvalho
JB reuniu professores para um momento de homenagens realizado por alunos. Foto: Christóvão Carvalho

Seguindo o exemplo, Ana Beatriz e Mayara Gomes, alunas da turma de 2024, conquistaram vagas respectivamente no Colégio Pedro II e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), na Fiocruz, e voltaram ao CEASM para agradecer o tempo em que estiveram ali.

Outros ex-alunos, como Celso Cândido (turma de 2015, formado em Ciências Sociais pela UERJ) e Guilherme Paiva (turma de 2002, hoje coordenador do Ecoa Maré), também participaram. “A educação, ela é um ato de resistência, ela é um ato político. Isso aqui só existe porque vocês estão aqui e porque essas pessoas estão aqui. Enquanto vocês estiverem aqui, isso vai existir. E vai resistir”, afirmou Celso.

Entre as declarações, alunos do 5º ano entregaram envelopes com agradecimento aos educadores, coordenadores e convidados.


Educadores, coordenadores e convidados receberam um agradecimento por escrito em nome da equipe do Preparatório. Foto: Christóvão Carvalho
Educadores, coordenadores e convidados receberam um agradecimento por escrito em nome da equipe do Preparatório. Foto: Christóvão Carvalho

Exposições literárias


Ao longo do dia, os atuais alunos também puderam expressar o desenvolvimento adquirido em sala por meio de exposições tanto individuais, quanto em grupos.

Fruto das aulas de Leitura e Escrita, a exposição do aluno Guilherme Lima (14) apresentou páginas da história LOND, que narra aventuras do personagem Senhor Salamandra, em busca de sobrevivência enquanto é perseguido por inimigos. As páginas mesclam textos e desenhos digitais em um estilo único e criativo.

“O começo do meu projeto foi quando eu gostava muito de ver animais marinhos, então eu decidi criar o meu próprio personagem (…) Hoje eu estou apresentando 12 páginas, mas eu tenho 1280”, relata o jovem, que possui um canal no YouTube onde divulga suas criações e possui quase 100 vídeos publicados.

A mãe do jovem, Graciana Cunha (44), que já teve outro filho no curso, contou como o projeto tem sido essencial. “Não adiantava ele só ir para a escola. Então, eu coloquei ele num projeto preparatório para ele se socializar, para ele ter mais conhecimento, para ele conhecer pessoas, para ele se aprofundar mais no que ele quer na vida. Se conhecer melhor.”


Acompanhado da mãe, Guilherme Lima apresentou algumas de suas criações no evento. Foto: Christóvão Carvalho.
Acompanhado da mãe, Guilherme Lima apresentou algumas de suas criações no evento. Foto: Christóvão Carvalho.

Ao lado, a exposição do aluno Thauã dos Santos (14) também chamou atenção pelo desenvolvimento narrativo ao estilo revista em quadrinhos. Os traços resgatam a nostalgia de gibis infantis muito comuns entre os jovens de gerações passadas.

Os personagens surgiram após o adolescente ser incentivado a criar versões de seus colegas de escola. “Eu fiquei, ‘pô, essa turma é muito legal, todo mundo é muito carismático, tem sua personalidade’. Aí um menino da minha turma, chamado Guilherme Godoy, me deu a ideia: ‘Então, por que tu não faz o quadrinho sobre a nossa turma da escola?’, aí eu fui e fiz o quadrinho da turma.”

Como professora de Português e da própria oficina de Leitura e Escrita, Ana Paula Pereira (53) explica que o processo de descoberta desses talentos surge através da dinâmica proposta em sala, com aulas regulares de teoria e prática. E relata desafios e soluções criativas para incentivar a imaginação dos alunos mareenses através da leitura.

“Tem aquele preconceito de achar que favelado, que pobre não lê, não estuda, que eles não têm capacidade de ler um clássico, como Machado de Assis. Eu tento trazer um texto clássico, um texto contemporâneo e trazer para a vivência dentro da favela. E eles começam a se conectar com esse texto, se entenderem como leitores. E quando eles se reconhecem dentro dessa literatura, isso incentiva.”— Ana Paula Pereira, professora do Prep

Professora Ana Paula Pereira projeta experiência a criatividade dos alunos, como Thauã dos Santos. Foto: Christóvão Carvalho.
Professora Ana Paula Pereira projeta experiência a criatividade dos alunos, como Thauã dos Santos. Foto: Christóvão Carvalho.

Em um recado final, a professora defende que a literatura promove um leque de possibilidades para novos alunos. “Você quer se expressar? Escreva, cante, dance… ‘qual é o seu dom?‘, então eu tento buscar aquilo que eles gostam de fazer dentro da arte, não só através da escrita, mas a escrita como ponto de partida.”


Oficina de robótica incentiva criatividade com sustentabilidade

A oficina de robótica apresentou robôs construídos pelos alunos, com peças originadas da parceria com a APDZ Educação e Tecnologia. Miniatura funcionais de carrossel, balanço e guindaste foram expostas sobre uma mesa. No chão, robôs automotivos com garras foram dispostos em um tapete personalizado para circuitos e competições.

A professora Mayara Rocha (31), que ministra as aulas da oficina maker, explicou: “A intenção era que eles conseguissem fazer não só o robô, o protótipo físico, mas também fizessem a programação em bloco, que é o que a gente tem na mesa.”

Mayara dá detalhes do trabalho realizado em turma e provoca que alunos solucionem situações até mesmo em cenários de conscientização ambiental. “Eu apresentei um problema, e a partir disso eles criaram um robô que tivesse uma garra. A gente pensou no reflorestamento. Então, por isso que no tapete a gente encontra arvorezinhas, que era um robô que conseguisse fazer, tirar mudas de árvores, porque é muito grande e o ser humano não consegue. Mas um robô ele conseguiria.”


A professora Mayara Rocha apresentou protótipos de robôs criados por alunos na oficina de Robótico. Foto: Christóvão Carvalho
A professora Mayara Rocha apresentou protótipos de robôs criados por alunos na oficina de Robótico. Foto: Christóvão Carvalho

Jogo de tabuleiro propõe soluções matemáticas

Dividindo o espaço, a Corrida dos Inteiros chama atenção pela proposta curiosa de unir o entretenimento com os problemas lógicos. Como regra, é necessário que pelo menos dois alunos estejam jogando. Todos iniciam em um ponto de partida e com o auxílio dos dados, os participantes avançam enquanto devem resolver questões de adição e subtração. Vence quem chegar primeiro ao final da trilha.

A presença da mesa de jogo no evento mostra um pouco do trabalho didático aplicado em sala de aula pelo professor de matemática do curso, Rhamon Medeiros, responsável pela brincadeira apresentada. Essas e outras dinâmicas servem de apoio para uma metodologia de ensino em álgebra e geometria, por exemplo. As dinâmicas desafiam os jovens a manter o foco e a buscar o primeiro lugar.


Futuro do Prep

Durante o evento, o diretor do CEASM, Luiz Antônio, provocou: “Vocês sabiam que o CEASM e o Preparatório não deveriam existir?” – e explicou que esses projetos só existem pela ausência do Estado em garantir direitos básicos, como educação pública de qualidade.

“Que a gente possa fazer com vigor, com alegria, mas com sangue nos olhos”, afirmou referindo-se ao trabalho de educação exercido na instituição.

Por fim, ele celebrou os 25 anos do Prep e projetou o futuro: “Não sei por quanto tempo a gente vai ficar assim. Mas enquanto a gente estiver, eu vou estar entregando minha alma, meu espírito, minha força, para que a gente possa desconstruir e criar uma nova sociedade onde não exista a necessidade de ter o CEASM e o Preparatório. Mas enquanto for necessário, eu estarei aqui.”


Luiz Antônio ressaltou a importância do projeto e lamentou a ausência de direitos básicos nas favelas. Foto Christóvão Carvalho
Luiz Antônio ressaltou a importância do projeto e lamentou a ausência de direitos básicos nas favelas. Foto Christóvão Carvalho






 
 
 

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