top of page
CEASM_site-02.png

Projeto Curso Preparatório
para o Ensino Médio

O Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio é desenvolvido no CEASM desde 2000 e se insere em uma perspectiva global de educação. Para além dos conteúdos escolares, busca oferecer oportunidades que possam ampliar o capital simbólico-cultural dos jovens moradores das comunidades da Maré e, ao mesmo tempo, apresentar e/ou criar outras redes sociais. Redes que permitam aos adolescentes o acesso a novos produtos socioculturais, como o acesso ao Ensino Médio em Instituições de Educação Pública com qualidade reconhecida.

​

O projeto atende entre 40 e 60 adolescentes ao ano, tendo a turma que prepara para o 6º ano do Ensino Fundamental e a turma que prepara para o Ensino Médio. São estudantes de escola pública e moradores da Maré. Ao longo dos mais de 20 anos em atividade, já contribuímos para a inserção de mais de 200 jovens em instituições de excelência, das redes estadual e federal de ensino. Contabilizamos também mais de mil  alunos que passaram pelo Projeto e ingressaram na rede estadual de ensino médio regular do Rio de Janeiro.

 

Contudo, mais do que o número expressivo de aprovações - se analisados à luz do desmonte do ensino público fundamental no Rio de Janeiro –, o êxito do projeto se materializa na inserção destes adolescentes em novas redes sócio-pedagógicas capazes de garantir-lhes o acesso a novos produtos socioculturais e a um conjunto de informações que, em condições normais, não teriam.

​

Nossa equipe de Educadores é formada pelas mais diversas áreas de conhecimento. Alguns dos nossos educadores são moradores da Maré, ex-moradores e ex-alunos do Projeto. Ao total, nosso corpo docente é formado por 18 profissionais. Nosso trabalho está alinhado à proposta da interdisciplinaridade e transdisciplinariedade, partindo do entendimento de que as disciplinas se complementam e que não podemos trabalhá-las isoladamente. Assim como somos atravessados pelas relações do cotidiano, interferindo em nossa prática, os temas transversais são considerados e debatidos com nossos educandos.

 

40 a 60

jovens atendidos por ano

+200

jovens inseridos na rede de ensino de excelência estadual e federal

Alunos do preparatório da CEASM segunrando fios

Preparatório de Portas Abertas

O Preparatório de Portas Abertas é uma ação que se propõe a apresentar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano, por nossos educadores e educandos. O evento se dá por meio de práticas inovadoras, troca de experiências e apresentações das atividades desenvolvidas em sala de aula. O evento apresenta diversas formas de pensar o ensino e as abordagens pedagógicas, com o intuito de promover um espaço favorável à escuta, pesquisa, formação, estímulo e criação, além de possibilitar uma maior aproximação entre o corpo docente, discente e a Comunidade em geral.

CEASM_site-02_edited.png

Parcerias

Nosso Projeto também possui quatro parcerias importantes que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento das nossas ações: PROVOC, AV/UFRJ,  RESPONSÁVEIS e Instituição AJUDA.

​

É através de todas as parcerias e com uma equipe de profissionais sensíveis e dispostos que é possível proporcionar aos nossos educandos um espaço de troca, de vivência, de experiências, buscando sempre possibilitar uma educação libertadora. 

​

É possível acompanhar os processos seletivos, alunos aprovados e ações do Preparatório por suas redes sociais: Instagram  e Facebook.

O Programa de Vocação Científica (PROVOC)

Uma ação voltada para alunos do Ensino Médio e visa a inserção desses jovens em projetos de iniciação científica na área da saúde. O Programa acontece no campus da Fundação Oswaldo Cruz e é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).  Ao longo dos 20 anos de parceria, sempre encaminhamos nossos alunos para processo seletivo interno do PROVOC, obtendo sempre excelentes resultados e trajetórias lindas dos nossos educandos.

​

Instituto de Psicologia da Universidade

Federal do Rio de Janeiro

Outro potente parceiro é o projeto de extensão “Construindo um processo de escolhas mesmo quando o verbo ‘escolher’ não é um verbo disponível”, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  A proposta busca, em encontros semanais, a problematização, junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, dos processos de escolhas nos mais diferentes âmbitos da vida.

Instituto Ajuda

Desde 2011 contamos com o apoio financeiro da Instituição Ajuda. É através desse braço forte que é possível oferecer aos nossos alunos uma grade de atividades ampla, diversa e com uma equipe interdisciplinar. A Ajuda recebe doações de diversas fontes e, a partir disso, repassa para outras instituições, sendo o CEASM uma delas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.

"

Rubem Alves
 

bottom of page