top of page
CEASM_site-02.png

CEASM inaugura exposição Marielle Marés no Palácio do Catete


No mês em que os assassinatos brutais e covardes de Marielle Franco e Anderson Gomes completam 5 anos – absurdamente ainda sem esclarecimentos –, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Museu da Maré, a convite do Museu da República, lançam a exposição Marielle Marés para contar um pouco da história de vida dessa mulher, através do rico acervo sobre sua trajetória, salvaguardado graças ao trabalho desenvolvido pela equipe do Museu da Maré, responsável também pela curadoria coletiva da exposição. A inauguração acontece no dia 20 de março, segunda-feira, às 15h, no Museu da República (Palácio do Catete), Rio de Janeiro.


A museografia apresentará ao público, entre outros itens do acervo, a porta do gabinete de Marielle quando vereadora, placas da Rua Marielle Franco e telas dos artistas plásticos Marcondes Rocco, Pâmela Couto Di Alencar, Flávio Vidaurre, Will Barcelos e Marcela Cantuária. Obras de estilos diversos, dentre criações autorais e reproduções de fotografias do acervo pessoal da mareense. A exposição Marielle Marés também é um convite ao não esquecimento. As memórias compartilhadas de forma sensível e criativa se convertem em potentes instrumentos de denúncia e resistência!

Marielle Marés, mais que uma exposição, é uma homenagem a essa mulher que, antes de ser vereadora, foi filha, neta, irmã, mãe, esposa, amiga, estudante, mestra, pesquisadora, militante, favelada. Contar a história da Marielle é um ato político de amor, afeto e humanidade, valores tão fundamentais, principalmente no contexto atual que vivemos no país.


A abertura da exposição contará com as presenças dos gestores do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e do Museu da República, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, assim como alguns dos expositores, possibilitando maiores esclarecimentos sobre cada conjunto de obras. As telas ficarão disponíveis para visitação, conforme horários de funcionamento do Museu da República, no 3º andar do Museu, até o dia 21 de maio.


Serviço: Exposição: Marielle Marés Abertura: 20 de março de 2023, às 15h Duração: 20 de março a 21 de maio de 2023 Visitas: Terça a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 11h às 17h (não é necessário agendar visitas) Local: Museu da República (Palácio do Catete) - Rua do Catete 153, Rio de Janeiro Contatos: 55 21 3868-6748 (fixo), 98529-9886 (ligação e Whatsapp); contato@museudamare.org.br

bottom of page