
EcoRede
O Projeto “Eco Rede – Rede Comunitária de Desenvolvimento Socioambiental” une preservação ambiental e educação escolar, tendo se iniciado há cerca de 10 anos na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, pela instituição “Alfazendo”. No mesmo ano, com o apoio do Instituto Invepar/LAMSA, a Alfazendo e o CEASM estabeleceram uma parceria para a realização do projeto também na Maré, abrangendo as áreas de Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O projeto busca propiciar aos participantes formação e acesso à informação sobre os diversos temas relativos à preservação do meio ambiente, utilizando diferentes ferramentas em espaços escolares e em demais espaços das comunidades mareenses.
O EcoRede prevê um conjunto de ações diferenciadas que se baseiam em metodologias participativas, possibilitando a apropriação, por parte dos participantes, de técnicas, recursos e estratégias para o enfrentamento individual e coletivo dos problemas ambientais das comunidades. Um segundo foco é geração de trabalho e renda que estes conhecimentos apropriados oportunizarão. O projeto prioriza a valorização dos diferentes saberes, das relações horizontais, e o protagonismo de todos no processo de formação continuada, facilitando o diálogo entre os membros da equipe, característica da metodologia participava. A equipe do projeto é formada por profissionais de Pedagogia, Serviço Social e Biologia, além de Agentes de Promoção Socioambiental, que são jovens mareenses a partir de 15 anos.
O projeto atualmente se encontra suspenso, mas preservamos a vontade e a esperança de voltar a colocar em prática, assim que for viável e seguro.
10 a 20
instituições locais atendidas anualmente
3.000
pessoas beneficiadas diretamente por ano
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
Depoimentos
“Para Falar do Eco Rede Maré, primeiro eu gostaria de afirmar que esse é um projeto diferenciado e especial. No segundo semestre de 2011, quando o projeto chegou no Ceasm, eu já estava na instituição há um bom tempo, atuando em outros projetos, e recém formada no Serviço Social. Logo me interessei pelas questões que o projeto abordava, e participei das formações iniciais, realizadas pela equipe do Alfazendo. Quando foi formada a equipe local, fui incluída para atuar na minha área, e um tempinho depois assumi a coordenação.
O projeto é construído e realizado a partir do saber de cada um, quando conversamos sobre questões socioambientais, que nos envolvem e nos movem, refletimos e buscamos alternativas coletivamente! Fala-se muito sobre reciclar, mas o projeto entende que existe um longo caminho a percorrer até chegar na reciclagem. O projeto trabalha com a ideia de diminuir a quantidade de resíduos, e neste sentindo é fundamental sensibilizar e mobilizar o público atendido nas questões cotidianas referentes ao meio ambiente, dentre estas, o consumo consciente e o descarte de materiais. Um exemplo simples do nosso dia a dia: sabe quando você vai às compras e pega aquele sorvetinho para sobremesa, já pensou antes o que fazer com o pote dele? E a garrafa pet de refrigerante? Questões simples, porém de suma importância, e sempre discutidas de forma lúdica, nas oficinas de Educação Socioambiental, realizadas nas instituições atendidas pelo projeto”.