CEASM_site-02.png

EcoRede

O Projeto “Eco Rede – Rede Comunitária de Desenvolvimento Socioambiental” une preservação ambiental e educação escolar, tendo se iniciado há cerca de 10 anos na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, pela instituição “Alfazendo”. No mesmo ano, com o apoio do Instituto Invepar/LAMSA, a Alfazendo e o CEASM estabeleceram uma parceria para a realização do projeto também na Maré, abrangendo as áreas de Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O projeto busca propiciar aos participantes formação e acesso à informação sobre os diversos temas relativos à preservação do meio ambiente, utilizando diferentes ferramentas em espaços escolares e em demais espaços das comunidades mareenses.

O EcoRede prevê um conjunto de ações diferenciadas que se baseiam em metodologias participativas, possibilitando a apropriação, por parte dos participantes, de técnicas, recursos e estratégias para o enfrentamento individual e coletivo dos problemas ambientais das comunidades. Um segundo foco é geração de trabalho e renda que estes conhecimentos apropriados oportunizarão. O projeto prioriza a valorização dos diferentes saberes, das relações horizontais, e o protagonismo de todos no processo de formação continuada, facilitando o diálogo entre os membros da equipe, característica da metodologia participava. A equipe do projeto é formada por profissionais de Pedagogia, Serviço Social e Biologia, além de Agentes de Promoção Socioambiental, que são jovens mareenses a partir de 15 anos.

O projeto atualmente se encontra suspenso, mas preservamos a vontade e a esperança de voltar a colocar em prática, assim que for viável e seguro.

 

10 a 20

instituições locais atendidas anualmente

3.000

pessoas beneficiadas diretamente por ano

Projeto EcoRede
Projeto EcoRede
Projeto EcoRede
Projeto EcoRede
Projeto EcoRede
Projeto EcoRede

Depoimentos

“Para Falar do Eco Rede Maré, primeiro eu gostaria de afirmar que esse é um projeto diferenciado e especial. No segundo semestre de 2011, quando o projeto chegou no Ceasm, eu já estava na instituição há um bom tempo, atuando em outros projetos, e recém formada no Serviço Social. Logo me interessei pelas questões que o projeto abordava, e participei das formações iniciais, realizadas pela equipe do Alfazendo. Quando foi formada a equipe local, fui incluída para atuar na minha área, e um tempinho depois assumi a coordenação.

O projeto é construído e realizado a partir do saber de cada um, quando conversamos sobre questões socioambientais, que nos envolvem e nos movem, refletimos e buscamos alternativas coletivamente! Fala-se muito sobre reciclar, mas o projeto entende que existe um longo caminho a percorrer até chegar na reciclagem. O projeto trabalha com a ideia de diminuir a quantidade de resíduos, e neste sentindo é fundamental sensibilizar e mobilizar o público atendido nas questões cotidianas referentes ao meio ambiente, dentre estas, o consumo consciente e o descarte de materiais. Um exemplo simples do nosso dia a dia: sabe quando você vai às compras e pega aquele sorvetinho para sobremesa, já pensou antes o que fazer com o pote dele? E a garrafa pet de refrigerante? Questões simples, porém de suma importância, e sempre discutidas de forma lúdica, nas oficinas de Educação Socioambiental, realizadas nas instituições atendidas pelo projeto”.

"

Cida Rodrigues
Coordenadora do Projeto Eco Rede Maré