top of page
CEASM_site-02.png

Curso Pré-vestibular do CEASM (CPV-CEASM)

O Curso Pré-vestibular do CEASM é um dos projetos mais antigos do CEASM, o projeto que foi planejado desde antes da fundação da instituição. Uma das ideias na criação do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré era contribuir para amenizar os obstáculos da população de favela à educação formal, mais especificamente o ensino superior. Desde o seu início, o pré-vestibular teve educadores voluntários e sua mensalidade tinha valor social, como é até hoje. Ao longo das gerações, o corpo de educadores e educadoras do CEASM começou a ser formado, gradativamente, por ex-alunos que haviam conquistado suas vagas nas universidades e, então, voltavam à sede para ensinar aos novos vestibulandos. O CPV-Ceasm nunca teve um limite de idade; a partir dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, todos são bem-vindos.


Em consonância com a identidade política do próprio CEASM, o pré-vestibular possui, em sua essência, um caráter militante de formação política de seus educandos. Por isso, o CPV constrói seu trabalho pautando-se na educação popular. Nessa perspectiva, o ensino não se encerra nas disciplinas regulares que ocupam a grade semanal: História do Brasil, Geografia do Brasil, Biologia, Física, Literatura, Espanhol, Gramática, Interpretação de Texto, Química, Redação, Sociologia, Geografia Geral, História Geral, Geometria, Álgebra, Base de Cálculo, Filosofia. O curso também oferta os famosos “aulões” que são aulas de temas especiais, podendo ser no próprio espaço do CEASM, como as aulas de Dia da Mulher, Dia do Trabalhador e Dia do Orgulho LGBT, como também fora. As chamadas “aulas de campo” acontecem na Maré, também no centro do Rio de Janeiro, na Floresta da Tijuca e, reunindo grandes esforços de arrecadação e mobilização, nas cidades de Petrópolis (RJ) e Ouro Preto (MG), devido à relevância histórica das duas localidades.


O CPV-Ceasm se diferencia de outros pré-vestibulares pela assistência dada a seu corpo de educandos. Desde o momento da matrícula, a coordenação preocupa-se em
compreender a situação socioeconômica de cada pessoa, e ao longo do ano realiza
atividades como auxiliar na inscrição dos vestibulares; auxiliar na reunião de documentos para acesso a cotas; e conferir os resultados dos vestibulares e do ENEM. Além disso, o curso conta com a equipe psicossociopedagógica, também voluntária, que se mantém à disposição para realizar orientações pedagógicas e acolher as demandas emocionais de educandos. O curso conta, atualmente, com uma equipe de 31 pessoas, entre educadores, coordenação, equipe psicossociopedagógica e comunicação.

 

120 a 150

pessoas atendidas por ano

+1.000

aprovações em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro

sarau
sarau cpv 2022
sarau

Sarau do CPV

Além da educação, o CPV-Ceasm também tem um aspecto cultural, realizando o Sarau do CPV de três a quatro vezes por ano. Trata-se de um evento festivo, muitas vezes temático – como o aniversário da instituição, Sarau do Orgulho LGBT, Sarau dos Crias e Sarau Preto – em que toda a comunidade pode confraternizar, com apresentação de artistas locais e exposição de artes visuais. É, também, uma fonte de renda para o pré-vestibular poder custear a ida do grupo de educandos às aulas de campo.

Aula de Campo Floresta da Tijuca 2019
048
NL 18 FV 2009 (31)
aulao-CPV-OuroPReto-2023
aulao-CPV-OuroPReto-2023 (1)
aulao-CPV-OuroPReto-2023 (2)
CPV-2023-aulao-petropolis
CPV-2023-aprovados
CPV-2023
Aula de Campo no Centro do Rio 2019

Depoimentos

Eu conheci o CPV em 2014, fui educando e permaneci até o ano de 2015, quando passei para Engenharia de Produção na UERJ. O que mais gostei no CPV foi a forma como a educação era pautada no espaço, através do afeto. Os educadores nos ensinavam os conteúdos de uma forma crítica, sob perspectivas do nosso cotidiano e eles tinham prazer em estar ali. Isso me chamou atenção e me fez querer colaborar com o projeto logo em 2016. Fui educador de Física durante todo este tempo e atualmente sou coordenador do CPV desde 2023.

"

Wanderson Albuquerque
Coordenador do Curso

bottom of page