CEASM_site-02.png

CPV realiza aulão no Centro do Rio

Texto e fotos por Raysa Castro


Com a proximidade dos vestibulares, no último dia 25 (domingo) o nosso pré-vestibular CPV-CEASM realizou a aula de campo que acontece com todas as turmas no Centro da Cidade do Rio.


A aula começou por volta das 8h, e os educadores de História, Biologia, Geografia e Sociologia estavam presentes para explicar diferentes aspectos que compõem o centro da nossa cidade. O aulão foi aberto e os Residentes do projeto Movimentos também colaboraram no debate.


A primeira parada foi em frente ao Armazém da Utopia, hoje um espaço para espetáculos teatrais, onde os educadores falaram sobre como era na época em que ali ainda funcionava como um dos portos do Rio, contando a história do local até o início do povoamento do Centro. As falas davam novo significado à observação das diferentes vidas, árvores e rochas presentes ao redor.

Em seguida a turma se dirigiu à Praça da Harmonia, observando a arquitetura ainda presente da era colonial do Brasil.

No Cais do Valongo, a turma refletiu sobre a memória dos africanos que eram trazidos à força para serem escravizados e vendidos como mercadoria.

Após, a parada na Pedra do Sal contou ainda com as reflexões sobre a história dos brancos com a escravização do povo negro, sendo esse local marcado pela comercialização de pessoas escravizadas.

A quinta parada foi uma visita ao Morro de São Bento, onde a galera visitou o histórico Mosteiro de São Bento, considerado um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país. Depois eles pararam para observar o Boulevard Olímpico, também entre o centro e a região portuária.

Finalmente a última parada aconteceu na Candelária, na estátua do ex-prefeito Pereira Passos, e a galera pôde discutir sobre as remoções que aconteceram na época de sua gestão, a modernização do Centro da Cidade e muito mais.