CEASM_site-02.png

o que fazemos

Desde seu início, em 1997, o CEASM tem três principais pilares: educação, comunicação e memória. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de projetos foram realizados, e centenas de participantes passaram pela instituição.

No ano de 2006 foi inaugurado o Museu da Maré, que se tornou um segundo espaço do CEASM. Hoje, nossos principais projetos em atividade são o Curso Pré-Vestibular (CPV), Curso Preparatório para o Ensino Médio, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS), Museu da Maré e Jornal O Cidadão.

Todos esses projetos estavam remotos do início da pandemia ao início de 2022, mas agora já executam atividades presenciais. O Museu da Maré retornou plenamente suas atividades com o público a partir de março de 2022, tendo realizado uma grande obra para revitalização e acessibilidade de seus espaços, fruto da campanha de arrecadação de 2020. Atualmente o Museu está com a exposição temporária Alzheimer, em parceria com a Casa da Ciência e o coletivo ArtBio, aberta à visitação. Saiba mais sobre cada projeto abaixo.

educação e pesquisa

cultura e memória

Site_CEASM-04.png

comunicação

Site_CEASM-05.png

sustentabilidade ambiental

conheça nossos projetos

Aula Inaugural 2020.jpg

Curso Pré-Vestibular

(CPV-CEASM)

Contribui para que o acesso ao ensino superior seja garantido em condições de igualdade, como direito fundamental ampliando suas possibilidades educacionais, culturais e profissionais. Em 24 anos contribuiu para o acesso de mais de 1500 pessoas da Maré em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Preparatorio CEASM.jpeg

Curso Preparatório para

o Ensino Médio

Iniciativa que atinge cerca de 40 adolescentes locais anualmente. O projeto visa ampliar as possibilidades de permanência e continuidade da formação escolar pública de jovens moradores da Maré, estudantes do último ano do Ensino Fundamental, em Instituições de Ensino Médio Público com qualidade reconhecida. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
20-12-fotoNEPS.jpeg

NEPS

O NEPS se configura como um dos projetos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e tem como finalidade construir um permanente esforço na produção de conhecimento que valorize as periferias urbanas do país. Tem a finalidade de construir processos formativos, produzir conhecimento e intervir pedagogicamente na realidade.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
003.jpg

Museu da Maré

Conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades faveladas da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais e econômicos. Recebe anualmente mais de 6.000 visitas. Conta com uma Bibliografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, dissertações e teses sobre favelas.

006.jpg
Site_CEASM-04.png

Jornal “O Cidadão”

Jornal comunitário produzido pelo CEASM desde 1999, com cerca de 70 edições produzidas. Teve distribuição gratuita pelas 17 favelas da Maré por 17 anos e hoje informa os assuntos importantes para a favela via site e redes sociais.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Twitter - círculo cinza
009.jpg
Site_CEASM-05.png

ECOREDE

Projeto que visa ampliar um debate e conscientização que causem uma intervenção significativa no cotidiano dos moradores da Maré no que diz respeito à educação socioambiental. As ações do projeto se desenvolvem nas escolas públicas da Maré, atendendo entre 2.500 e 3.000 alunos por ano, com o apoio de uma brinquedoteca socioambiental itinerante.

002.JPG

Biblioteca Popular Paulo Freire

Biblioteca instalada no Morro do Timbau, disponível para os estudantes da Maré em especial aos adolescentes e jovens que atuam nos projetos do preparatório para o ensino médio e o curso de pré vestibular comunitário. A biblioteca possui um acervo de quase 3.000 livros didáticos e literários.

 

09-02 Equipe Maré do Bem Viver foto de JB Henrique.jpg

Maré do Bem Viver: direitos, cuidado e cidadania

O projeto iniciado em meados de 2021 se caracteriza pelo acolhimento de 150 famílias da Maré, visando um suporte para apoio social e saúde física e mental. A equipe é composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Nutrição, além de agente territorial, que somam para a garantia de acesso aos direitos das famílias.

Contato via e-mail: maredobemviver@gmail.com